Usufrua ao máximo a relação com sua Contabilidade

A parceria Contador e Empresário tem tudo para dar certo, cada um tem sua responsabilidade no processo de gestão de uma empresa. Ambos andam de mãos dadas, porém cada um com suas responsabilidades administrativas e legais. As responsabilidades do contador estão diretamente relacionadas com as informações prestadas pela gestão da empresa.

Ele é responsável pelo controle de créditos tributários, aplicação de alíquotas e outras questões que influenciam a emissão de guias para recolhimento dos tributos de uma empresa. No entanto, a responsabilidade do contador começa a partir do recebimento das informações de forma correta e no tempo ideal por parte do cliente.

Sendo assim, o empresário é o responsável por transmitir ao contador as informações referentes ao seu negócio e acompanhar os números periodicamente.

Todos aqueles fatos que modificaram a situação financeira ou patrimonial de uma organização devem ser informados ao contador por meio de documentos específicos, como notas fiscais, extratos bancários, boletos pagos, comprovantes etc.

Importante aqui salientar que a responsabilidade pela empresa é sempre do empresário, cabendo ao contador emitir relatórios mensais sobre balanço, balancete e demais informações contábeis. Mensalmente é fundamental o empresário analisar os relatórios e números contábeis da empresa e, ao longo do tempo, direcionar o trabalho da contabilidade para que esta contribua de forma efetiva na gestão do negócio.

Ou seja, novamente, um trabalho de parceria, a “quatro mãos”.

Dicas para aproveitar melhor a relação com a sua Contabilidade

Além de auxiliar nas atividades burocráticas, o contador também ajuda os empreendedores na tomada de decisão. Isso ocorre porque ele tem capacidade para prestar consultorias para o desenvolvimento e crescimento do negócio. Ele é crucial em todas as etapas de vida de uma empresa, da abertura ao seu encerramento.

  1. Abertura da empresa:

    estruturação do contrato ou estatuto social, orientando o empreendedor sobre o melhor formato jurídico e regime tributário a ser adotado; organização do setor contábil.

  2. Empresa em operação:

    realização dos balanços mensais e anuais das contas do negócio, controles financeiros, fluxo de caixa, planejamento e orçamento; orientação e consultoria para mudanças societárias.

  3. Encerramento da empresa:

    orientação para o encerramento das atividades da empresa, indicando ao empresário as etapas, prazos e exigências necessárias para fechamento do negócio.

Contabilidade é um serviço obrigatório?

O que torna esse serviço uma exigência para todas as organizações relaciona-se às declarações que são enviadas aos órgãos de fiscalização. Elas são obrigações que devem ser emitidas e enviadas mediante assinatura de um contador devidamente registrado em seu conselho de classe.

É impossível cumprir com essas exigências sem um profissional contábil. Não somente pela complexidade técnica que algumas dessas obrigações possuem, mas também pela necessidade de assinatura que elas exigem.

 

Post anterior
Em agosto o governo prorrogou acordos de suspensão de contrato e redução de salário. Veja algumas dicas
Próximo post
Home office e teletrabalho: Dicas de produtividade e aspectos jurídicos