Quais são os principais sinais de que sua empresa está passando por dificuldade?

Todo empreendedor sonha com o sucesso de seu negócio. No entanto, todos os anos muitos são surpreendidos por uma crise porque não sabiam ou não estiveram atentos aos sinais que a empresa dá quando as coisas não vão bem. Quando as dificuldades de uma empresa são identificadas logo, as chances de a situação ser contornada são bem maiores, mesmo porque muitos problemas podem ser facilmente corrigidos. Se, por outro lado, eles não são percebidos e se acumulam, há uma enorme possibilidade de a empresa fracassar.

Abaixo você fica sabendo quais são os principais sinais de dificuldade, que podem ter origem em fatores externos ou internos:

– Queda nas vendas: ainda que a queda das vendas seja natural em alguns períodos do ano, principalmente em momentos de crise, isso não pode se prolongar; precisa ser algo pontual. Nesse caso é preciso avaliar o que está levando a empresa a essa situação. Caso contrário, a saúde financeira da sua empresa estará em risco.

– Problemas no fluxo de caixa: é preciso dimensionar corretamente o seu capital de giro para evitar que você necessite sempre de recursos de curto e médio prazo.

– Dependência constante de empréstimos: o endividamento bancário é um dos maiores problemas enfrentados pelos empresários. Com as taxas de juros geralmente altas, recorrer frequentemente a empréstimos pode tornar o problema ainda maior. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em 2018 cerca de 44% das empresas paulistas que recorreram ao financiamento bancário estão com dificuldade de gerar caixa suficiente para pagar as parcelas de suas dívidas junto às instituições.

–  Alta rotatividade: se você está sempre contratando novos funcionários isso significa que as condições e o clima de trabalho não são satisfatórios. Funcionários infelizes impactam no sucesso de seu negócio. Por isso, mantenha sempre um diálogo saudável com a equipe, procure ouvir críticas e reclamações e crie oportunidades de crescimento.

– Problemas com fornecedores: se eles passam a agir diferente, recusando novos limites e prazos, por exemplo, é sinal de que há um problema. Nesse momento uma conversa franca sobre os problemas que enxergam em seu negócio pode ajudar a contornar a situação e abrir um canal de negociação.

 

Redes Sociais

Quais são os principais sinais de que sua empresa está passando por dificuldade?

Post anterior
Fim de ano é hora de fazer o balanço contábil da sua empresa
Próximo post
Esteja em dia com as obrigações fiscais da sua empresa e evite dor de cabeça