Principais passos para a abertura de empresas

Abertura de empresa é o processo mais importante da história de um negócio. Nem que seja até aquele momento. Ainda mais se o profissional for empresário de “primeira viagem”. As dúvidas são diversas e o desconhecimento pode gerar problemas futuros importantes e altamente evitáveis se a contabilidade agir de forma parceira e correta, analisando o caso individualmente desde o começo.

Separamos alguns pontos que a sua Contabilidade (e você) tem de ficar atenta desde o primeiro passo. Começando bem, a empresa tem tudo para ir… bem.

Obrigações do empresário desde o comecinho

Há novos empresários que, por absoluto desconhecimento, não sabem que, além de pagar os honorários de abertura da empresa, também há a obrigação de pagamento mensal para que o escritório de contabilidade faça a gestão contábil do negócio. Já houve casos em que o empresário sequer sabia que tinha de pagar impostos e, claro, não tinha fechado com nenhuma contabilidade. Resultado, susto desnecessário logo no começo de vida empreendedora. Impostos atrasados, falta de programação para o mensal da Contabilidade, dos recolhimentos e etc.

Para ajudar em um período tão importante, o empresário tem um acompanhamento bem próximo da Fator para que comece bem a sua empresa.

Bom, veja alguns dos passos mais importantes do ponto de vista contábil.

CNAE – o que é isso?

Nesse momento, o contador irá pesquisar o CNAE (Código de Nacional de Atividade Econômica) mais adequado para a empresa. É a hora de definir, da melhor forma possível, a descrição do seu negócio nos órgãos competentes. O contador achará o melhor dentro de sua atividade, levando em consideração vários fatores. Atente-se que a atividade escolhida pode impactar diretamente no relacionamento com os clientes e fornecedores.

Sociedade

Comece definindo se a empresa terá um sócio ou mais sócios. São variadas “formas” de natureza jurídica, entre elas o Empreendedor Individual, Empresário Individual, Sociedade Limitada, EIRELI, entre outras. Em alguns casos um dos sócios, por variados motivos, pode ser impedido de fazer parte da sociedade. Seu contador avaliará junto com os envolvidos

Nome Fantasia, Razão Social…

Escolher o nome fantasia, razão social, o endereço. Pode parecer bobagem, mas não é. A escolha do nome fantasia deve se associar a atividade e o objetivo da empresa, preferencialmente. Aqui começa o nome da sua empresa de fato. Quanto ao endereço, deve-se atentar para as exigências previstas na concessão de licenças e alvarás de funcionamento.

Certificado digital

Obtenha um certificado digital, e-CPF ou e-CNPJ. O registro online da empresa na Junta Comercial é feito por meio do certificado digital, que também facilitará inúmeros processos e contribui para a segurança e confiabilidade das informações emitidas pela contabilidade. Importante, salientar que o e-CNPJ é adquirido depois de formalizada a empresa.

Junta Comercial

Registro na Junta Comercial e a obtenção do número do e-CNPJ acontece neste momento. Com o registro, a empresa passará a existir oficialmente. Normalmente, a empresa é aberta em até 8 dias para Empresário Individual, Sociedade Empresária Limitada e EIRELI. Porém, em média no Brasil, o tempo para abertura de empresa é de 53 dias.

É comércio?

Se sim, é necessário obter a inscrição estadual da empresa, que é liberada pela Secretaria da Fazenda do Estado de origem para o recolhimento e fiscalização do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) .

Alvarás, licenças…

Dependendo da natureza do negócio, torna-se necessário obter as licenças de funcionamento, inscrições nos órgãos de regulação e alvarás. Normalmente, as inscrições e licenças exigidas são a licença sanitária, licença ambiental e a vistoria do Corpo de Bombeiros. Por último, o alvará de localização e funcionamento é um documento municipal que autoriza a empresa manter-se aberta.

Feito tudo isso, agora é seguir os seus planos, organizar a parte financeira, marketing, vendas e trilhar o caminho do sucesso da sua empresa. Simples, não é? Claro que não!

 

Dúvidas, apreensões? Procure-nos para um café, nem que seja “virtual”.

 

 

Post anterior
Imposto de Renda: Dicas para evitar cair na garras do leão
Próximo post
Imposto de Renda 2021: prazo para entrega adiado para 31 de maio