Já pensou em ter uma empresa sem um controle organizado das entradas e saídas financeiras? Seria o início do fim, não é mesmo? Por isso é tão importante ter um plano de contas contábil, pois é ele que vai permitir o entendimento do fluxo financeiro da sua instituição, na medida em que organiza de forma clara despesas e receitas. O plano de contas, portanto, serve para registrar eventos e movimentações econômicas e financeiras da organização, e estruturar os relatórios contábeis da empresa, como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Há dúvidas sobre como elaborar um plano de contas. Não há um modelo único. É preciso ter em mente que ele deve ser personalizado, ou seja, desenvolvido de acordo com as especificidades de cada instituição e atendendo, obviamente, às exigências da legislação. Atento a isso, o plano de contas deve registrar detalhadamente todos os valores, positivos e negativos, que entraram e saíram da empresa.
De um modo geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas. Dentro desse grupo deve haver subgrupos, de forma que cada fato financeiro realizado na empresa deve fazer parte do plano de contas. Por exemplo, dentro do grupo “Despesas” pode constar o subgrupo “Despesas Fixas”, como salários e aluguel.
Além disso, ele precisa ser flexível, de modo a possibilitar a inclusão de novas contas quando necessário. É desse modo que a empresa garante organização e fácil identificação das informações na hora das análises financeiras. É possível usar um dos vários modelos de planos de conta disponíveis e adequá-lo às características da empresa.
Vale ainda lembrar: não há como tomar decisões sem ter pleno conhecimento das questões financeiras de seu negócio – ou seja, sem saber quais são os fluxos, as despesas e receitas dentro de determinado período. Com os resultados obtido a partir de um plano de contas bem elaborado é possível saber, por exemplo, se é necessário pensar em um empréstimo para quitar as dívidas e onde é possível reduzir despesas. Resumindo, ter controle sobre a vida financeira da sua empresa é fundamental e esse é um ótimo motivo para você evitar problemas futuros e investir em um plano de contas contábil. Apesar de parecer um trabalho complexo, um escritório contábil faz esse tipo de trabalho com facilidade.