O seu Contador é seu parceiro, seu consultor?

O seu Contador é seu parceiro, seu consultor?

Qual é o papel do contador em uma empresa? Se você perguntar a qualquer profissional de contabilidade, muitos responderão que cabe a eles organizar a documentação, as finanças e os pagamentos de tributos de uma companhia.

Legal, mas no fundo é muito mais do que isso! Aliás, tem de ser muito mais do isso. Hoje, buscar um contador consultor significa ter atendida uma das necessidades mais requisitadas pelos empresários.

Uma contabilidade que é mais parceira, mais consultiva é uma empresa com uma certa experiência, que pensa além do desenvolvimento das funções padrão.

Os conselhos de sua contabilidade devem resultar em mais oportunidades de negócio ou lucratividade para a sua empresa.

  1. Impacto do trabalho e dia a dia da empresa

O contador consultor aprende primeiro a observar o todo de uma organização e qual é o real impacto de cada decisão no negócio, assim consegue sugerir soluções assertivas e, principalmente, rentáveis.

  1. Números e métricas

Um bom contador consultor deve ser bom no manejo com os números e essa habilidade deve ser traduzida em bons resultados para os clientes e, por meio de métricas, consegue mostrar que um trabalho de consultoria realmente dá resultado. O cliente, por sua vez, deve dar feedbacks constantes e acompanhar o desenvolvimento do dia a dia para perceber a real mudança nos números da empresa.

  1. Antes de tudo, um gestor

A execução das tarefas é, de fato, um aspecto importante da contabilidade, mas ele não é o único a ser observado. Um Contador Consultor é hábil também em gestão, como fazer planejamentos financeiros, aconselhar o cliente na tomada de decisão sobre investimentos e por elaborar estratégias de negócio que possam aumentar a lucratividade.

  1. Antecipar problemas

O contador consultor, aquele que conhece bem a empresa, é capaz de identificar se uma empresa está caminhando para a insolvência financeira, por exemplo? Se sim, ele também deve saber elaborar um plano que impeça que isso aconteça.

Realizar o balanço contábil de uma empresa não torna um contador, consultor; o trabalho de análise e interpretação dos dados que faz a partir do balanço é que faz a diferença.

  1. Defina prioridades

Nenhuma empresa é perfeita e, por melhor que seja o trabalho do empresário, nenhuma empresa chegará à perfeição. Sempre haverá espaço para melhorias e para novas sugestões. Por essa razão, é preciso ter cuidado na hora de identificar os problemas: busque resolver primeiro aqueles que são mais urgentes ou que terão maior impacto positivo no negócio.

O trabalho de consultoria é um ato contínuo. Além disso, muitas das soluções têm prazos para surtirem efeitos.

 

 

Post anterior
Motivação e engajamento na era de trabalho remoto
Próximo post
Melhores decisões com as melhores informações