Quase todo mundo está acostumado a ouvir a palavra networking. No entanto, nem todos sabem como construir uma rede de relacionamento eficaz para o seu negócio. Eficaz porque, se essa rede não for criada de maneira estratégica, ela não vai oferecer as oportunidades de negócio que você espera – ou seja, abrir as portas para novos clientes.
Por isso, uma das primeiras dicas é procurar pessoas que tenham o mesmo objetivo que você. Não adianta ter uma rede enorme de contatos, mas com interesses opostos. Feito isso, uma palavra ganha grande importância: a confiança. “Uma pessoa que consegue inspirar confiança está muito à frente dos outros no jogo dos negócios”, diz o texto “A regra de ouro do networking”, publicado no site do BNI (Business Network International), uma organização de networking de negócios fundada em 1985. Para atingir esse objetivo, a organização diz que é preciso entender a diferença entre preço e valor. O primeiro, explica, é um valor medido em moeda. Já o segundo, o valor, seria a conveniência de uma coisa para o usuário final; o que o produto, o serviço, a ideia ou o conceito possui que faz alguém querer trocá-lo por dinheiro e, ainda assim, estar feliz. “Esse é o tipo de relacionamento que queremos ter com alguém quando fazemos negócios: dar-lhes muito valor. Desta forma, eles se sentem bem e nós temos um excelente lucro”, diz o texto.
Um escritório de contabilidade que cobrou mil reais para fazer uma declaração de imposto de renda, mas fez o cliente economizar 5 mil reais, por exemplo, fez com que o resultado fosse maior do que o valor pago pelo serviço. O escritório lucrou, o cliente se sentiu bem e assim uma relação de confiança foi criada. Isso significa que as pessoas que fazem parte da sua rede provavelmente irão preferir fazer negócios com você em vez de procurar alguém de fora do seu network.
Outras dicas:
– Tão importante quanto buscar novos clientes, é fidelizar os antigos.
– Saia da zona de conforto. Cultive a sua rede de contatos, pois cada ocasião pode gerar uma oportunidade.
– Seja cuidadoso com a primeira impressão que causa. Atenção ao que publica nas redes sociais para evitar que sua empresa seja vista de forma negativa.
– Cuidado na hora de se apresentar. Falar demais e não ouvir o que o outro tem a dizer pode terminar com um relacionamento que ainda nem começou.
– Não subestime pequenas empresas e parceiros. É possível aprender e lucrar com eles também.