Se você é empreendedor e procura por crédito com juros baixos pode solicitar o cartão BNDES. Micro, pequenas e médias empresas (MPME), microempreendedores individuais (MEI), assim como clubes, sindicatos e associações podem solicitar o empréstimo diante das seguintes condições: é necessário que a empresa seja de controle nacional, tenha faturamento de até R$ 300 milhões anuais, apresente CNPJ regularmente constituído e esteja em dia com certidões e tributos federais. Já microempreendedores individuais (MEI) devem apresentar CNPJ regularmente constituído e faturamento anual não poderá ser superior a R$ 360 mil ao ano.
O empréstimo não pode ser utilizado para gastos pessoais, mas sim para investir no negócio. Com o valor do empréstimo o empreendedor pode financiar máquinas e equipamentos; partes, peças e componentes; insumos para produção; materiais para construção; mobiliário; eletrônicos; serviços de inovação e embalagens; softwares; veículos e serviços diversos. Vale destacar que capital de giro não é item financiável pelo cartão BNDES.
A taxa do Cartão BNDES é definida mensalmente e está disponível e atualizada no Portal de Operações do Cartão BNDES. No momento da compra a taxa em vigor é fixada e se mantém inalterada até o final do financiamento, que pode chegar a até 48 prestações. Para solicitar o crédito é só acessar o , escolher a opção “Solicite seu Cartão BNDES”, preencher o formulário eletrônico e clicar na opção “Enviar”. Dirija-se, em seguida, ao banco comercial emissor do Cartão BNDES onde sua empresa possui conta jurídica, levando a documentação necessária. Empresas não correntistas poderão solicitar o cartão BNDES, por meio do site www.cartaobndes.gov.br, enquanto providenciam a abertura de conta corrente no banco credenciado de sua preferência.
O banco credenciado será responsável pela análise do crédito, emissão do cartão BNDES e determinação do limite de crédito a ser concedido. Cada cliente poderá ter um cartão BNDES por bandeira em cada banco emissor (de acordo com a disponibilidade) e somar seus limites para realizar as compras.
Fonte: bndes.gov.br