O setor contábil de uma empresa exerce, de certa forma, a função mais importante do negócio, pois, os profissionais da área ao longo dos anos, tornaram-se verdadeiros especialistas na construção de análises e projeções.
Por isso vale salientar a importância do cuidado em escolher e manter uma relação profissional com o seu contador, afinal o sucesso da empresa pode depender da atuação proativa e atualizada dele.
Os principais motivos que levam as empresas a trocar de contador são:
Profissional desatualizado: Um profissional da área não pode deixar de acompanhar os avanços tecnológicos. Nos dias atuais a inovação e constante transformação é um fato. Sem mencionar o próprio avanço e atualizações do mercado, então estar antenado às mudanças burocráticas e ferramentas que podem auxiliar nos trabalhos é de extrema relevância.
Erros constantes: Errar é humano, mas persistir em falhas pode afetar o sucesso de uma empresa. Existem áreas em que deslizes podem ser bastante prejudiciais, e o setor contábil com certeza não admite muitos deles. Exemplos são documentos extraviados, lançamento de dados incorretos (com ênfase nos cálculos dos impostos PIS, COFINS E ISS). Tais procedimentos realizados erroneamente comprometem o bom andamento da empresa.
Falta de disponibilidade: Um bom profissional da área contábil deve ser comprometido com as atribuições destinadas a ele. contador tem que estar disponível quando necessário. Isto refere-se também a responsabilidade exigida pela Contabilidade, em que há prazos a serem cumpridos e o Contador não pode, nunca, perder datas de pagamentos de impostos, entrega de Imposto de Renda…
Quando um destes apontamentos acontecem na relação com a Contabilidade, é a hora de trocar de contador. E, para isso, é mais simples do que muitos podem imaginar. O CRC (Conselho Regional de Contabilidade) assegura a transferência de documentação e informações necessárias. Nessa ocasião o contador tem um prazo estipulado para realizar os procedimentos da alteração de serviço.