Os últimos anos foram cruéis para muitas empresas no Brasil. A crise econômica fez com que vários setores enfrentassem dificuldades e muitas empresas fecharam as portas. Para aquelas que conseguiram resistir, mas ainda estão endividadas, o início do ano é uma ótima oportunidade para planejar ações que podem fazer a empresa sair do vermelho e voltar a ter sucesso. Para isso, é fundamental que a empresa faça uma boa gestão financeira, o que significa manter as contas em dia, criar relatórios de fluxo de caixa, entre outras ações que vão trazer a precisão de informação necessária para minimizar os riscos no seu negócio.
Abaixo você confere algumas das principais ações para sair do vermelho:
Identifique as causas do problema
Faça um diagnóstico do que está errado. Organize documentos, veja o que fugiu do controle e quais são as dívidas. Analise ainda quanto a empresa gasta, quanto fatura, para então identificar o quadro real da empresa. A partir desse diagnóstico você poderá decidir como agir. Uma das alternativas é negociar com os credores.
Faça um planejamento financeiro
Sabendo quanto a empresa tem de dívida, é hora de fazer os cálculos para analisar as condições de pagamento. É possível renegociar a dívida? Em caso positivo, vale a pena pagar em prestações ou à vista (com desconto)? Além disso, tenha sempre uma planilha atualizada com todas as despesas fixas da empresa e outras informações relevantes. Isso irá ajudar na hora de projetar receitas e despesas, assim como na hora de decidir sobre cortes de custos ou investimentos.
Pague as contas em dia
É preciso muita organização para gerenciar todas as contas de uma empresa para pagá-las em dia e evitar multas e juros – o que compromete a saúde financeira do negócio. Daí a importância de manter um fluxo de caixa atualizado, o que irá garantir o pagamento das contas sem atrasos. Uma boa alternativa é antecipar o pagamento (em alguns casos, como o IPTU, é possível ter desconto) ou separar as contas por data de vencimento, listando as despesas que devem ser pagas até um determinado dia.
Busque o auxílio de especialistas
Um consultor ou um contador são profissionais que podem ajudar a identificar falhas nas operações da sua empresa e, consequentemente, apontar as melhores ferramentas para organizar e controlar as finanças de seu negócio. Com as medidas corretas, a empresa pode voltar a ter as contas equilibradas.
Redes Sociais
Início do ano é bom momento para planejar equilíbrio das contas da empresa