Se as atividades da sua empresa não estão sendo executadas de acordo com os objetivos da organização, isso significa que você precisa investir em controle interno. O sistema de controle interno é fundamental para a gestão do negócio, pois vai determinar procedimentos e normas que visam organizar a empresa e fazer com que todos os processos internos sejam cumpridos. Com isso, evita-se erros, fraudes, crises e prejuízos, pois são gerados dados seguros que permitem identificar falhas e reverter o problema antes que ele coloque a saúde financeira da empresa em risco.
Além disso, o controle interno funciona como diretriz para o trabalho do contador e do auditor, na medida em que a organização das informações contábeis e administrativas ajuda na produção de relatórios confiáveis, que auxiliam ainda na tomada de decisões. Por isso o controle interno é tão importante e cuidar dos dados contábeis e do patrimônio da empresa é uma ação que deve ser adotada seja qual for o tamanho do seu negócio. Ao contrário do que alguns podem pensar, um controle interno bem elaborado facilita as atividades da organização.
Existem vários exemplos de controle interno. Alguns deles são: auditoria interna, código de ética e conduta, segurança da informação e canal de denúncias. Para adotar um sistema de controle interno eficiente, é preciso estar atento à rotina da empresa. Nesse sentido, supervisione as operações para saber se as atividades estão sendo realizadas de acordo com os objetivos da organização; instale equipamentos de segurança, como câmeras, alarmes e senhas para computadores; verifique todo tipo de documentação para evitar possíveis fraudes, entre outras iniciativas.
O controle interno tem um caráter preventivo, que auxilia em uma gestão de sucesso, na medida em que diminui a vulnerabilidade da empresa.