Uma empresa com dívidas é um pesadelo para boa parte dos empreendedores, porém mais ainda os marinheiros de primeira viagem, que não têm muita experiência com tempos difíceis, como o que atravessamos agora na economia brasileira.
Para te ajudar a enfrentar essa situação, reunimos várias dicas, porém a principal queremos destacar já: SERENIDADE e CALMA para não tomar decisões precipitadas.
Estude o negócio
Gestão disciplinada, com bons controles de fluxo de caixa. Conhecendo bem o que é realizado, o empresário consegue ter uma visão mais clara dos gastos e das receitas e assim reduzir alguns custos com mais clareza.
Melhore processos
Algumas mudanças nos processos da sua empresa podem ajudá-lo a economizar e, claro, a aumentar a produtividade. Exemplos são menos tempo para realizar as mesmas tarefas de antes e até remunerar de forma diferente de acordo com cada venda.
Corte custos com cuidado e estratégia
Um dos primeiros passos do empreendedor deve ser cortar os custos da empresa. Porém, isso não pode ser feito de forma intempestiva, sem análise preliminar. A primeira coisa que se pensa é cortar pessoal, mas se o empresário não analisar com cuidado, vai terminar se desfazendo de conhecimento necessário para tocar o seu negócio.
Negocie com os credores
Outro ponto importante é saber negociar com seus credores. Se tem um pagamento para fazer em 30 dias, negocie para pagar em dois meses. Outra dica é tentar reduzir o valor das parcelas da dívida. Ele indica ainda que uma saída é buscar pagar só os juros, adiando o pagamento da dívida principal. Tente não deixar a dívida vencer sem nenhum pagamento, para continuar com crédito.
Dinheiro mais barato
Outra dica é verificar no mercado se a dívida não está muito cara. Se procurar outro banco, por exemplo, o empresário pode conseguir uma linha de crédito mais barata. Vale a pena tentar.
Faça as contas
Quando não é possível honrar todas as dívidas, o empreendedor precisa colocar na ponta do lápis quais contas vale mais a pena pagar.
Pense no futuro
Um empresário endividado não pode simplesmente pegar todo o lucro da empresa e pagar os credores, sem olhar um pouco mais para frente. É preciso usar bem reserva, não pode pensar só no curto prazo. Nessas horas de dificuldade, você tem de pensar na possibilidade de uma retomada, não pode tomar decisões precipitadas.
Mantenha o bom relacionamento com todos
Num cenário difícil, é preciso sempre buscar manter uma boa relação com seus clientes e credores. Se os seus clientes não pagam, eles podem estar na mesma situação que você. Nos relacionamentos empresariais, as partes desejam honrar seus compromissos, e por alguma dificuldade isso não acontece. Então é importante sempre tentar renegociar e manter a calma. O mesmo vale para a relação com os credores. Mesmo que não possa pagar a dívida naquele momento, o empreendedor deve buscar manter um bom diálogo com eles.
Reduza seu estoque
Uma boa forma de aliviar as contas de uma empresa endividada é reduzir o estoque, porque ajuda a gerar liquidez, mas também não adianta vender e ficar com prejuízo. O valor da venda tem que, pelo menos, cobrir os custos.
Zele pelos atuais clientes
Num período em que está difícil fechar novos contratos, manter os clientes antigos é fundamental. É importante não perder qualidade no serviço para manter os atuais clientes.