Dicas para pagar menos impostos?

Bom, se a resposta fosse simples, não haveria tanta gente, tantos empreendedores insatisfeitos com as altas taxas que pagam hoje em suas empresas.

A boa notícia é que existem técnicas e algumas dicas simples para você começar a pagar menos impostos na sua empresa.

Claro que para colocar em prática essas ações da maneira mais correta possível, você precisará de um profissional de contabilidade para te ajudar. Mas aqui nossa ideia é te instruir para já chegar preparado e munido de informações relevantes sobre o tema quando for conversar com o seu contador.

Planejamento tributário

Não adianta uma empresa ter um plano de negócios perfeito sem um planejamento tributário à altura.

Defina o seu faturamento mensal, despesas e custos. E pense na sua margem de lucro, no seu salário, o pró-labore, e coloque no papel, fazendo assim um fluxo de caixa.

Você terá colaboradores? Qual será o quadro de funcionários? Quantos serão? E como será a folha de pagamento deles?

Faça uma planilha e um calendário de impostos. E defina o que é de sua obrigação pagar e quando pagar. Desta forma, você poderá ter uma visão mais clara do cenário e definirá o que foi pago de forma indevida, obtendo assim uma possível realocação de dívida.

Cogite dividir sua empresa. Se sua empresa tem um leque de atividades muito extenso, a divisão de sua empresa pode ser uma opção interessante. Essa estratégia pode fazer com quem você tenha um controle maior sobre o regime tributário ideal para cada uma delas. Assim, é possível deixar de pagar certos impostos que você pagaria com uma empresa única.

Escolha o regime tributário correto

A escolha de um regime tributário, como o próprio nome sugere, já irá dizer em que base de tributos sua empresa irá trabalhar. E isso poderá te ajudar ou te atrapalhar, dependendo da situação. Tendo mais controle e planejamento, como já citado anteriormente, podemos partir para a segunda etapa. Qual o melhor enquadramento fiscal para você? Será o Simples Nacional, o Lucro Presumido, ou até mesmo o Lucro Real? Isso só um estudo personalizado sobre a situação da sua empresa irá dizer.

Acontece muito de você perceber ao longo do ano que aquele regime não é o adequado para sua empresa. Neste caso, é possível mudar, mas essa troca pode ser feita apenas anualmente, no final do ano. Ou seja, se notou que seria melhor outro regime em fevereiro ou março, irá ainda passar alguns meses desta forma.

Mantenha seus impostos pagos em dia

Deixar de pagar seus impostos em dia pode ser uma das piores decisões que um empresário pode tomar. Isso pode acarretar uma série de encargos sobre estes atrasos, aumentando assim o valor de multas e juros que uma guia paga fora do prazo pode causar. Então, uma dica simples é: tenha controle dos seus impostos, converse com seu contador e esclareça datas de pagamentos e quais são suas incidências. Desta forma, você irá manter um controle maior.

Fique ligado aos benefícios fiscais

Para quem possui dívidas tributárias com o governo, existe o REFIS, programa do governo que se destina a regularizar débitos relativos a tributos e contribuições administrados pelos órgãos Federais. Se esse for o caso da sua empresa, verifique se já está disponível para entrar neste tipo de parcelamento.

Escolha um bom contador

Pode ter certeza que um dos principais alicerces de uma empresa é a sua contabilidade. Isso certamente irá ajudar sua empresa também a pagar menos impostos. Por isso é tão importante escolher um bom serviço. Como fazer isso? Pesquise sobre, procure um contador que mantém a informação ao alcance de seus clientes. Toda empresa, sem exceção, precisa de um contador à sua disposição, independentemente do porte. É ele que proverá o maior meio de lidar com seus tributos, não só como um prestador de contas, mas como um consultor e parceiro.

Post anterior
Benefícios na contratação de estagiários
Próximo post
Motivos para trocar de contador