Dicas para evitar a falência de sua empresa

Falência

A expectativa de ter o próprio negócio é enorme, mas para que as coisas deem certo é preciso estar atento a muitos fatores, sendo o controle financeiro um dos principais. O ideal é contar com a ajuda de um profissional, mas é possível evoluir bastante no assunto se você buscar formação. Muitas empresas acabam se endividando, pagando multas e taxas de juros altíssimas apenas porque não possuem o conhecimento necessários para avaliar as melhores opções para seu negócio.

No livro Evitando a Falência, o autor Henrique Montserrat Fernandez diz que manter uma empresa viva nos dias atuais é um dos maiores desafios dos administradores. Na obra, disponível em pdf (clique aqui para ler), ele trata de pontos fundamentais para que um negócio possa ter sucesso: competitividade, custos, fluxo de caixa, a importância das pessoas que trabalham na empresa, os cuidados básicos nas relações comerciais, entre outros inúmeros assuntos. Um negócio bem administrado impede que você faça parte de estatísticas como a de empresas que fecham as portas sem terem sobrevivido sequer por dois anos.

Por isso, fique atento a algumas dicas:

– Faça um planejamento estratégico para definir suas metas e formas de alcançá-las. De acordo com o Sebrae, isso pode ser feito respondendo a 3 perguntas principais: orientado a responder com precisão três questões principais: onde estamos, para onde queremos ir e como chegar lá.

– Evite perder dinheiro e escolha o modelo de tributação adequado para a sua empresa, de acordo com o seu faturamento, porte e ramo de atividade.

– Analise os relatórios e indicadores financeiros para ter uma visão clara do que está acontecendo com a empresa, financeiramente.

– Invista na formação de preço correta. Nem todo empreendedor sabe quanto deve cobrar por um produto ou serviço. Para formar o preço correto é preciso considerar os custos diretos e indiretos com o produto, assim como com a sua disposição no mercado. Com esses dados você terá condições de calcular sua margem de lucro.

– Tenha controle absoluto sobre seu estoque: quanto vendeu, quanto faturou, o que está faltando. Só assim você saberá ao certo se sua empresa está mesmo dando lucro.

– Reduza os custos que não agregam valor à empresa. Se você está gastando com algo que não gera oportunidade de vendas, esse é um custo que não é estratégico para o seu negócio e pode colocar suas contas em risco. Invista apenas naquilo que tem valor para o seu consumidor e/ou que possa fazer a sua empresa crescer.

– Invista no relacionamento com os clientes, pois quando vários deles reclamam de sua empresa, significa que ela vai mal. Para evitar o problema, ofereça um atendimento de qualidade e procure formas de fidelizá-los.

– Invista em gestão de pessoas. Funcionários satisfeitos significa atendimento de qualidade, um dos principais motores para o crescimento de qualquer negócio. Saber ouvir as críticas e promover o diálogo também é essencial.

– Não misture as finanças da empresa com as pessoais – erro muito comum entre os empreendedores. Fazer uso dos recursos do caixa da empresa para atender desejos pessoais pode significar o fracasso de seu negócio.

 

Redes Sociais

Dicas para evitar a falência de sua empresa

Post anterior
Bom contador é fundamental para o gerenciamento da organização
Próximo post
IRPJ 2019 e sistema de tributação