Há um certo tipo de profissionais nos quais se deve ter inteira confiança, com o risco de, caso contrário, haver sérias consequências para a vida e para os negócios. Além de médicos, terapeutas e dentistas, aí entram também os contadores.
Com uma grande oferta no mercado e como nem todo escritório oferece o mesmo tipo de serviço, veja algumas dicas para acertei em cheio na escolha.
- Peça recomendações – Procure saber a opinião de outras empresas que já trabalham com este escritório. Busque, principalmente, empresas que estejam bem posicionadas no mercado. Isto porque, esta situação foi alcançada, em parte, graças a uma boa assessoria contábil. Além disso, procure indicações, de preferência, com empresas do mesmo ramo de atuação que a sua.
- Confira o registro no Conselho Regional de Contabilidade e verifique se este está com os pagamentos do Conselho em dia. Este é um forte indício, já que se o escritório não cuida de suas contribuições, como vai cuidar de outras empresas?
- Honorários – É preciso que os honorários pagos por sua empresa ao escritório caibam no orçamento. Além disso, é possível reduzir custos e transformar gastos maiores em investimentos.
- Infraestrutura – Procure fazer uma visita ao escritório que pretende contratar. Avalie se a quantidade de funcionários é compatível com a carga de trabalho que a sua empresa vai exigir deles. Converse com os funcionários para conhecer o clima da organização. Ambientes com energia negativa podem comprometer o trabalho em equipe. Outro ponto fundamental é a tecnologia. Escritórios que ainda não aderiram à informatização de seus processos podem ter dificuldades para lidar com questões como o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), criado especialmente para modernizar a maneira de as empresas cumprirem suas obrigações.
- Atendimento – Outro ponto crucial. Em tempos modernos, quanto mais rápido a empresa conseguir responder às necessidades dos clientes, melhor. Vale a pena acessar os canais de comunicação do escritório que pretende contratar e verificar se eles funcionam bem: telefone, email, redes sociais, entre outros. Os funcionários devem ter disponibilidade, cordialidade e qualidade na hora de transmitir informações.
- Logística – O ideal é que você se relacione com a equipe que cuida da sua empresa somente em reuniões periódicas ou em caso de necessidades ou dúvidas pontuais. Quanto menos tempo se passa em contato com os profissionais do escritório, melhor as coisas vão. Verifique se o escritório está bem equipado para lidar com questões burocráticas para que o fluxo de documentos não seja tão grande. Para isso, soluções tecnológicas são um grande diferencial. A integração de dados eletrônicos com o sistema de sua empresa facilita a gestão de tempo e promove maior eficácia nos processos.
- Relatórios – O escritório deve fornecer relatórios de qualidade para facilitar suas tomadas de decisão. Isso deve ser feito constantemente, se possível, mensalmente, a fim de que se tenham parâmetros seguros sobre o andamento do negócio. Procure saber como é feito o trabalho com relatórios, folha de pagamento, demonstrativos de tributos pagos, balancetes, entre outros.
- Segmentação – Por fim, é preciso verificar se o escritório que se propõe prestar o serviço à sua empresa está capacitado para lidar com o seu segmento em específico. Alguns escritórios concentram-se em determinados nichos de mercado. Desta forma, deve-se ter especial atenção se as soluções oferecidas são compatíveis com os interesses da sua empresa.
Com estas informações em mãos, não espere para contratar um escritório de contabilidade de sua confiança e procure sempre seguir suas indicações. Nós, da Fator Contábil (www.fatorcontabil.com) poderemos ajudar sua empresa a crescer. Conte conosco!