A contabilidade de custos tem como objetivo mostrar quais são os valores envolvidos na produção e oferta de um serviço ou produto. Isso porque se você quer produzir algo, é preciso saber quanto isso irá custas, ou seja, ter uma ideia aproximada das despesas envolvidas em seu processo produtivo. Entender onde estão e como se comportam os custos dentro da sua empresa o ajuda a saber, por exemplo, se você está cobrando certo o valor de seu produto e, consequentemente, a tomar as melhores decisões para o seu negócio.
O primeiro passo deste processo é fazer uma lista com todos os custos e despesas que você tem na empresa. Isso inclui os custos diretos e indiretos, assim como os fixos e variáveis. Os custos diretos são aqueles que estão intimamente ligados à produção de um produto ou execução de um serviço, como mão de obra e matérias-primas usadas na fabricação de um produto. Ou seja, gastos que podem ser medidos de maneira bastante objetiva e precisa. Os indiretos são aqueles que você não consegue relacionar diretamente ao produto ou serviço, como energia elétrica, material de escritório etc. Já os custos fixos e variáveis referem-se à alteração que eles podem sofrer. Quando um custo é frequente e ocorre todo mês, é chamado de custo fixo. Já quando ele existe esporadicamente, oscilando devido a quantidade vendida, é custo variável.
Depois de contabilizar os custos, o que significa registrar quanto sua empresa gasta para produzir o que será oferecido aos clientes, você terá condições de saber qual o custo real da sua produção e, se necessário, elaborar medidas de correção que irão assegurar a saúde financeira da sua empresa, como identificar maneiras de racionalizar custos. A contabilidade de custo é uma ferramenta para saber onde aplicar dinheiro, de acordo com o setor da empresa ou produto que você considera mais ou menos lucrativo. É um levantamento detalhado e por isso você deve contar com o apoio de um contador.