Segundo dados do IBGE, cerca de 50% das empresas tendem a encerrar suas atividades em menos de três anos após a abertura. Na maioria dos casos, isto ocorre por problemas na gestão financeira e na falta de sincronia e sintonia entre as informações contábeis e o mercado no qual o negócio está inserido. Neste contexto, é claro a contabilidade dever ser vista como mais uma ferramenta de gestão, sendo uma poderosa aliada da boa saúde financeira de uma empresa.

Fluxo de caixa, planejamento tributário, orçamentos, análise de investimentos, gestão do estoque, análise das demonstrações contábeis, contas a pagar e a receber são alguns dos inúmeros termos contábeis dos quais um empreendedor deve estar a par. Por meio de relatórios contábeis, os gestores analisam e interpretam os dados da empresa e podem saber, exatamente, onde estão possíveis gargalos que impedem que uma empresa cresça e, com base nisto, tomar decisões estratégicas para melhorar o negócio e atingir os objetivos organizacionais.

Contabilidade rima com rentabilidade e longevidade

Para se ter ideia de como a contabilidade pode auxiliar a empresa a ser mais rentável, um bom exemplo é a análise do faturamento durante o ano para verificar se no ano seguinte será necessária uma mudança no regime tributário evitando pagamentos desnecessários de tributos. Caso isto não aconteça, corre-se o risco de descapitalizar o negócio e até arranjar problemas com a Receita Federal. O mesmo pode ser dito de programas de parcelamento de tributos.

Prever lucros também é possível com o auxílio das análises. Longe de ser uma arte adivinhatória, o empresário pode prever os lucros que a empresa terá em determinados períodos do ano e, com isso, planejar se poderá gastar e como ou se será necessário investir ou economizar.  Também por meio das análises contábeis, sobretudo as dos anos anteriores, é possível planejar as despesas com poucas chances de erro, sem comprometer o capital de giro ou o caixa.

Dados contábeis e confiáveis também são uma poderosa ferramenta para prever os próximos passos de um negócio rumo ao crescimento. Ter em mente o quanto a empresa deverá crescer nos próximos meses e anos é uma excelente arma para não apenas planejar investimentos, mas também na hora de buscar empréstimos e, até mesmo, investidores potenciais dispostos a investir em um negócio seguro e com grandes chances de crescimento.

Outro fator que ninguém deseja, mas que é necessário e, com a ajuda da contabilidade, é possível tornar o menos doloroso possível é se resguardar contra imprevistos. Neste caso, os números ajudam a saber o montante que se deve reservar para situações inesperadas como antecipação de pagamentos, conserto ou substituição de maquinário ou, até mesmo, o não pagamento de clientes na data prevista.

Com isto em mente, ao invés de correr de seu contador, procure se aproximar dele. A longevidade e a rentabilidade de sua empresa só têm a agradecer por esta parceria porque quem não analisa, fecha as portas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir