Conheça os 5 passos para precificar um produto

Cometer erros na hora de precificar um produto ou serviço é algo bastante comum entre os empreendedores. Isso porque muitos não sabem a diferença entre os conceitos custo, preço e valor e acabam adotando uma estratégia de preços inadequada, que pode comprometer seriamente o futuro da empresa.

Custo se refere à quantidade de dinheiro necessária para se produzir algo; quanto um determinado produto custa para uma empresa. Preço é por quanto o fabricante quer vender o produto que ele produziu ou quanto ele quer cobrar pela sua instalação. Já o valor tem um sentido mais subjetivo. Ele está ligado ao que o produto ou serviço representa para o cliente, à sua satisfação ao adquiri-lo.

Uma precificação bem-feita não só garante o lucro da empresa, mas permite que o negócio consiga se destacar em seu mercado de atuação. De acordo com o Sebrae, existem 5 passos fundamentais para precificar um produto:

  • Calcular o preço por unidade: saber quanto você gasta para produzir ou comprar cada unidade do produto.
  • Contabilizar as despesas, o que significa definir gastos fixos e variáveis.
  • Respeitar a margem de lucro para que o negócio não apenas sobreviva, mas proporcione o ganho desejado. Não existe uma margem de lucro ideal que se aplique a todo o tipo de empresa. Por isso, a sua busca deve ser pelo equilíbrio, visando uma rentabilidade responsável.
  • Entender e conhecer o markup e a margem de lucro. O primeiro é o percentual aplicado aos produtos, ou seja, o lucro desejado. Já a margem de lucro é a porcentagem que volta para o caixa quando todos os custos são pagos. Calcula-se subtraindo os custos do preço final do produto.
  • Estudar o mercado, saber quem são seus concorrentes, quanto vendem, por quanto e para quem. Assim será possível saber se o seu valor de venda está muito acima do mercado e analisar alternativas para ganhar competitividade.

 

A estratégia de precificação de um item deve ser frequentemente revista. Afinal, ela é a chave do sucesso financeiro de uma empresa.

Post anterior
Contador ajuda profissional liberal a evitar problemas com o fisco
Próximo post
Contabilidade de custos auxilia na saúde financeira da empresa