Como contratar a pessoa certa para a sua empresa

Empresas são feitas de pessoas e processos, quando a seleção de funcionários é realizada de forma bem estruturada, o dono de empresa se beneficia com melhor time profissional possível. O ideal é que a equipe construída compartilhe dos mesmos valores e conceitos, para que o andamento do negócio seja fluido e transparente.

Tudo começa na contratação dos profissionais. Para alcançar a equipe dos sonhos, o principal é desenvolver um processo seletivo bem estruturado, com entrevistas, dinâmicas, desafios, atividades que sejam capazes de observar o comportamento dos candidatos.

Antes de mais nada o recrutador precisa buscar entender o perfil do profissional que necessita, deixar claro e descritas quais competências o cargo exige e, o mais importante, o modelo de ética/moral que a pessoa tem que ter, como valores e comportamentos desejados.

A clareza exigida no processo pode ser mais fácil de ser definida quando a empresa tem o organograma com todos os cargos exercidos, com a definição das funções e características do profissional.

Existem duas maneiras de eleger um candidato: por meio da definição das características/perfil que a empresa busca em uma pessoa para determinada função ou “caçar” um bom profissional no mercado, pedindo indicações. Porém, o ideal seria investir em um processo de seleção estruturado, desenvolvendo desafios aos candidatos para observar como ele se comporta e resolve cada dilema proposto.

Desta maneira, o recrutador pode descobrir se a pessoa respeita prazos qualidade de entregas, horários entre outras características importantes. Enfim, existem formas para observar a mentalidade dos candidatos durante o processo seletivo, e esta prática acaba evitando a contratação de um profissional fora do perfil desejado.

Um método muito eficaz para conhecer um pouco das pessoas é a elaboração de perguntas mais complexas em uma entrevista, como abaixo:

  • “Quantos livros você leu no último ano? Quais os nomes dos livros que você leu? Me conta sobre o que falavam esses dois últimos, o que te marcou?”

Neste caso, se sua empresa busca uma pessoa que seja proativa, que se interessa por autodesenvolvimento, perguntas mais elaboradas tem o objetivo de identificar se o candidato é o mais qualificado para a vaga.

  • “Que curso você fez no último ano? Por que você fez esse curso? Foi você mesmo que custeou, ou foi uma empresa? Qual foi o melhor resultado que você já teve na sua carreira? Exemplifique.”

Um contraponto importante é o recrutador se colocar no lugar do candidato e imaginar-se também como responderia e resolveria os dilemas propostos.

Em suma, defina o perfil mental da pessoa que deseja contratar, suas qualidades, sua moral, pois as competências técnicas apesar de serem de grande importância, podem ser aprimoradas. Mas o comportamento dificilmente pode ser alterado.

A contratação é uma via de mão dupla, pois assim como a empresa escolhe a pessoa que vai desenvolver as atividades do cargo, a pessoa também escolhe a empresa. Então ter um processo seletivo estruturado, adequado para eleger um novo membro da equipe, é a chave que abre o caminho do sucesso para a empresa e para o bom profissional.

Para saber mais sobre o tema, ouça o Podcast Empresas de Excelência com Nícea Alexandrino AQUI.

Post anterior
Motivos para trocar de contador
Próximo post
Desafios encontrados no dia-a-dia do empreendedor