Se você pensa em abrir o expandir o próprio negócio, não pode deixar de se perguntar: quais são as chances de a iniciativa dar certo? A resposta você vai encontrar por meio da análise de viabilidade econômica, uma ferramenta que todo empreendedor, ou potencial empreendedor, deve usar para não colocar em risco os seus recursos. Basicamente, trata-se de um estudo realizado antes do nascimento da empresa com o objetivo de verificar se o negócio tem ou não potencial de sucesso.
Ainda que a análise de viabilidade econômica seja uma previsão, ou seja, não há como ter certeza sobre o futuro do empreendimento, as informações colhidas durante o processo permitirão que o empreendedor tenha em mãos dados mais fiéis e informações suficientes para tomar uma decisão consciente. Para realizar um estudo como esse, é preciso seguir alguns passos:
– Reúna informações por meio de uma pesquisa de mercado. Assim você vai saber quem são os seus concorrentes, quais são seus pontos fortes e fracos, o que o consumidor está buscando e, consequentemente, pensar em estratégias competitivas.
– Projete a receita da empresa para saber quanto o empreendimento poderá render no curto, médio e longo prazo. Nessa hora é preciso levar em conta o tipo de negócio, a concorrência, o público-alvo, a situação e o potencial do mercado. Cuidado para não projetar números exagerados, que não se enquadram na realidade do negócio.
– Calcule custos e investimentos, levando-se em conta custos fixos e variáveis. Os custos fixos são aqueles menos suscetíveis a apresentar variações de acordo com o volume de produção ou de vendas, como aluguel, pacote de internet e salário de funcionários. Os custos variáveis, por sua vez, flutuam de acordo com mudanças na produção/vendas, como hora extra, comissões, fretes etc. Um erro muito comum é considerar apenas a necessidade de investimento inicial. É preciso saber que algumas empresas precisam custear a manutenção de suas atividades por meses ou até anos. Tudo isso precisa ser avaliado para descobrir se o negócio vai apresentar lucratividade e, em caso positivo, se ela será baixa ou alta.
O Sebrae oferece um curso gratuito sobre viabilidade de negócios. O objetivo é oferecer capacitação para o empreendedor calcular o investimento e o prazo de retorno, conhecendo previamente a viabilidade econômica da sua ideia de negócio. O curso, com carga horária de 3 horas, está disponível na página da entidade. Clique aqui para acessar.