Aluguel de sala comercial ou coworking

Toda empresa tem suas fases. Bonança, dificuldades, tensões, alto lucro, faturamento alto e baixa rentabilidade… Só de termos para descrever a vida de uma empresa já teríamos um texto… 😊

Várias companhias gigantes começaram no jardim de casa, na garagem da tia, no porão… Hoje temos opções como Home Office, cafeterias variadas, escritórios de amigos… E até Coworkings.

Conforme a empresa vai crescendo, a estrutura precisa acompanhar este crescimento, o trabalho fica mais complexo, a empresa fica mais cara… E aí vem uma dúvida, continuar em casa, cafeterias ou finalmente alugar um espaço? E por quanto tempo, a que custo?

Há alguns anos, a única opção era alugar uma sala comercial. Porém, depois surgiriam os escritórios compartilhados, ou Coworking. Vamos analisar as diferenças, pontos fortes e fracos?

Sala Comercial

Espaço personalizado

Com uma sala comercial você tem a oportunidade de personalizar seu espaço como quiser. Reformar, construir, destruir… usar as cores que quiser. Porém, tudo isso envolve planejamento, custos e manutenção. Está nos planos?

Empresas com muitos funcionários

Quanto maior o número de funcionários, mais vale a pena um aluguel comercial mais prolongado. Mas isto não é uma regra. Um Coworking na Pompéia, o CaZaMais (https://cazamais.com/), tem uma agência de publicidade com cerca de 20 funcionários. De novo, é questão de fazer as contas, tempo de contrato de aluguel entre outras alternativas.

Em qualquer bairro se encontram salas comerciais

É fácil de achar uma sala em prédio comercial ou mesmo casas. O modelo é tradicional, culturalmente desenvolvido e tem por toda parte.

Coworking

Um boleto só!

No Coworking você paga um boleto só e tem à disposição toda uma estrutura limpeza, segurança, mobília, internet, banheiros, energia e, em muitos casos, até secretária. A gestão disso tudo em uma sala comercial dá trabalho e consome tempo. Com um boleto só, você resolve todos os seus problemas. 😊

Networking

Se você souber trabalhar bem o Networking, vai conseguir gerar negócios em um ambiente compartilhado. Várias empresas farão parte de um mesmo espaço e, certamente, tem uma que complementa seu negócio e você o de outras. Invista tempo e colha resultados animadores.

Manutenção e limpeza

A manutenção e limpeza do espaço fica por conta da administração em um coworking, não é uma preocupação que você precisa ter. Uma equipe de limpeza deixa o ambiente perfeito e garantem também o café e chá a todo momento para conforto do seu time e dos seus clientes.

Não importa qual seja sua escolha, o importante é que conseguimos apoiar nossos clientes em diversas situações. E não é porque você está em um coworking que não precisa contabilizar o custo como um aluguel, hein?

Post anterior
13º salário – tome cuidado com “algumas pegadinhas” e evite erros
Próximo post
Dicas de contratação de funcionários