Ajuda do governo não vem mais. Bora arregaçar as mangas (ainda) mais?

Confirmado pelo Ministério da Economia no final de 2020, o encerramento do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda amplia o cenário de incertezas para 2021. Em vigor desde o início de abril, a medida permitiu a redução da jornada de trabalho e, por consequência, do salário de trabalhadores da iniciativa privada.

Embora o governo mantenha, ao menos por enquanto, a postura de não prorrogar o socorro às empresas, é bom não ficar esperando e agir, não é mesmo?

Como todo começo de ano, é hora de arregaçar as mangas, preocupar-se ainda mais com o planejamento e trabalhar para superarmos juntos este período turbulento pelo qual, ainda, estamos passando.

Separamos algumas dicas para você planejar bem 2021.

Faça uma boa análise da real situação

A primeira coisa a ser feita é realizar uma boa análise, ver qual setor precisa de ajustes e identificar melhorias necessárias.

Uma empresa, que quer sobreviver nos próximos anos, precisa automatizar os processos e usar cada vez mais a tecnologia. Investir em softwares de gestão para que os dados sejam todos compilados e fiquem sempre disponíveis para a análise é algo importante a ser feito.

Isso será essencial para que a tomada de decisão seja rápida e baseada em dados reais. Caso você não tenha este tipo de trabalho em sua empresa, procure seu contador, certamente ele poderá ajudar.

Leve tudo isso em conta na hora de avaliar a situação da empresa. É o momento certo para pensar em modernizar e otimizar.

Defina metas

Depois de fazer uma boa avaliação, é preciso definir metas e prazos. Isso é válido tanto para a implantação de novo sistema de operação, quanto para o aumento das vendas, por exemplo.

Pense em tudo, desde redução de custos a aumento de pessoal. Defina e comece a reunir a equipe para traçar as rotas que deverão ser seguidas de forma que as metas sejam alcançadas.

Faça um bom planejamento

Agora que você já sabe quais são as metas, é hora de planejar. Como o processo será feito? Vamos supor, por exemplo, que você possua uma distribuidora e queira ampliar a área de atendimento em 2020. Como isso será feito?

Provavelmente, terá que remanejar o time de vendas ou contratar pessoas novas. Além disso, deverá pensar na logística de entrega desses produtos na nova região que virá a ser atendida e assim por diante. Seja qual for a meta da sua empresa, tenha um bom planejamento.

Treine a equipe

Com tudo planejado e encaminhado, é hora de investir em treinamentos e reuniões para que a equipe comece a agir. Afinal, as metas só serão compridas com ajuda de todos!

Uma forma, bem eficaz, de obter um engajamento da equipe é investir em diálogo, comunicação, prêmios por produtividade e metas atingidas, entre várias ações. Aí, caro empreendedor, o céu é o limite para sua criatividade!

Post anterior
Reveja seu enquadramento tributário agora
Próximo post
Chegou a hora de você ter um BPO Financeiro