Uma empresa de sucesso precisa estar atenta aos seus resultados. Por isso, reduzir os custos, principalmente em época de crise, pode ser uma boa maneira de economizar. Abaixo, confira algumas medidas simples que vão lhe ajudar com o orçamento da empresa.
– Primeiramente, mantenha uma planilha de controle de gastos. Assim, fica mais fácil identificar para onde estão indo os recursos e, consequentemente, o que pode ser cortado sem comprometer o seu negócio.
– Peça desconto em tudo o que você for comprar. O máximo que vai acontecer é você não conseguir, mas dependendo da quantidade de produtos adquiridos (e de seu poder de persuasão), é muito provável que você alcance o seu objetivo.
– Otimize a jornada de trabalho. Nada daquelas reuniões frequentes e intermináveis, que nem sempre são necessárias. Foque no desenvolvimento do trabalho (o que pode evitar horas extras, por exemplo) e, quando for preciso marcar uma reunião, determine hora para começar e terminar.
– Evite estoques lotados. Se ele estiver mais enxuto, você precisará de menos capital de giro para manter a empresa em funcionamento. Lembre-se que manter produtos parados em estoque significa que o seu dinheiro está congelado.
– Mantenha as contas em dia para evitar o pagamento de juros.
– Use um software para gerenciamento financeiro. Assim, fica mais fácil controlar os dados financeiros da empresa em uma única plataforma, analisar dados e planejar ações.
– Procure ajuda profissional para escolher o regime de tributação adequado ao seu negócio e evite pagar mais impostos do que deveria.
– Analise os custos da demissão. Em épocas de crise, muitas empresas pensam em demitir funcionários para reduzir custos. No entanto, essa pode não ser a melhor saída quando se descobre os custos da rescisão de contrato.