12 erros que você não deve cometer!

“Quem nunca errou que atire a primeira pedra”

  • Antes de aprendermos a andar, caímos várias vezes
  • Para acertar as primeiras contas de matemática, erramos várias
  • Quantas palavras escrevemos errado antes de aprendê-las corretamente?

“Uma pessoa que nunca cometeu erros nunca tentou algo novo”. Albert Einstein

Olhe para todo seu aprendizado e perceba que você sempre erra quando está aprendendo. Se não está errando é porque não está aprendendo nada de novo e os empreendedores de sucesso sabem que não aprender não é opção.

Também não existe nada de mal em aprender com os erros de empreendedores mais experientes, além dos nossos.

Separamos alguns erros comuns na vida dos empresários. Será que você já cometeu alguns deles?

#1 – Não planejar ou não acompanhar o planejamento;

Alguns empreendedores não planejam e saem fazendo. As vezes dá certo, as vezes não. Faça um planejamento inicial anual e o acompanhe. A cada três meses, planeje mais três meses para frente. Essa metodologia é conhecida como Planejamento Orçamentário Contínuo, a qual é focada no financeiro, mas nada impede de também ser aplicada em outras áreas.

#2 – Não valorizar seu serviço/produto ou oferecer tudo de graça;

Por que eu pagaria por algo que posso obter de graça? Gere valor para seu produto ou serviço, agregue serviços, novidades, qualidade e saia na frente da concorrência para continuar traçando seu caminho para fazer parte dos empreendedores de sucesso.

A briga por preço é sempre prejudicial para todos, por isso foque em gerar valores que seus concorrentes dificilmente podem copiar da noite para o dia, pois baixar o preço com certeza eles conseguem.

Exemplos de valor agregado ao produto/serviço:

  1. A Amazon que tem seu negócio focado 100% no empreendedorismo digital, gera valor cobrando somente pelo que o usuário usa e não mais por pacotes fechados.
  2. A Hyundai gera valor a seus veículos dando 5 anos de garantia sem limite de quilometragem para seus carros.
  3. A Apple, em caso de problemas como estufamento da bateria durante 3 anos, (era esse o tempo durante a redação desse post) troca seu aparelho por um novo.
  4. Várias empresas de automóveis trabalham com a revisão dos veículos com preços fixos, assim geram mais valor na venda de carros zeros.

#3 – Atirar para todo lado na internet;

A ciência já provou que o ser humano não é multitarefa. Empreendedores de sucesso possuem foco!

Faça uma pesquisa em sua rede de contatos e descubra você mesmo: de cada 10 empreendedores que a empresa possui site, fanpage, Instagram e outros, quantos desses canais realmente retornam em vendas diretas? Tenho certeza que de 10, apenas 1 possui resultados de vendas e para piorar, em apenas 1 desses canais.

Não crie um site, fanpage, Instagram, Youtube, Blog, Linkedin e outros somente para dizer que tem. Somente os possua caso você consiga gerar valor para seu negócio e sempre os mantenha atualizados diariamente.

Crie um site e só vá para outro canal no momento em que você estiver conseguindo vendas através do site.

Nota: Empreendedorismo digital não é atirar para todo lado na internet.

Caso você opte por fazer tudo de uma vez, saiba que você endossará a lista de erros de empreendedores que não devemos cometer.

#4 – O mais comum: misturar suas finanças pessoais com a da empresa;

As despesas e receitas da empresa não devem nunca ser misturadas com as suas. Você deve ter um pró-labore e sua participação no lucro e nada mais. A empresa paga o dono para não ter que lhe pagar sua conta de água ou luz.

Como você quer fazer parte dos empreendedores de sucesso sem conseguir organizar sua empresa de forma profissional?

Erros de empreendedores são comuns em todos os lugares, mas para o bem da sua empresa e da sua família, não o cometa mais.

#5 – Fluxo de caixa;

O fluxo de caixa da sua empresa precisa estar 100%. Não sabe como cuidar de seu fluxo de caixa? Procure um curso urgente, pois segundo o SEBRAE, um dos maiores erros que levam empresas a quebrarem é o famoso fluxo de caixa.

Dica: Por ser um assunto mais técnico, recomendo você buscar conteúdo especializado e um curso.

Para você ter uma ideia, empreendedores de sucesso acabaram quebrando devido ao fluxo de caixa negativo que se instalou após anos de operação. É isso mesmo, esse erro também é cometido por empresas mais maduras.

#6 – Não buscar melhoria contínua de toda sua empresa;

Parte inferior do formulário

Uma empresa que não melhora constantemente seus processos, produtos ou serviços; não investe em treinamento e não evolui, mais cedo ou mais tarde pode ser engolida por algum concorrente que talvez ainda nem exista.

Busque entender como funciona o processo de melhoria contínua aplicado na Toyota (Modelo Toyota de Melhoria), que você entenderá como deve proceder para implantar em seu negócio.

Empreendedores de sucesso buscam melhorar constantemente suas empresas e suas habilidades.

#7 – Não conhecer o mercado de atuação: concorrente, consumidor e fornecedor;

Como buscar ser o melhor em seu setor se você não o conhece? Como vender algo sem saber como o mesmo funciona? A obrigação dos empreendedores de sucesso é saber tudo sobre o mercado no qual ele está inserido ou contratar pessoas que saibam.

Pesquise na internet sobre o seu mercado, acompanhe notícias, revistas, jornais e eventos! Para você vender algum produto ou serviço, precisa conhecer realmente o mercado que os mesmos estão inseridos. Essa regra vale para o empreendedorismo digital e também convencional.

#8 – Não cuidar dos seus colaboradores;

Que o cliente é a base do negócio, todos nós que desejamos ser empreendedores de sucesso sabemos, não é verdade? Mas você sabia que existem dois tipos de clientes? O interno e o externo?

Seus colaboradores são seus clientes internos. Sem eles, “você estará no mato sem cachorro“, eles precisam estar felizes e sempre muito bem treinados e remunerados.

Uma equipe triste irá atender seu cliente da mesma forma. Um atendimento triste não é bom para os negócios.

#10 – Entregar para o cliente produtos ou serviços sem qualidade;

Sua empresa vive do que vende e entrega, certo? Se você for excelente em vender e médio em entregar, não terá sucesso. Seja excelente em vender, mas seja extraordinário em entregar. Nos dias de hoje com a concorrência tão alta, quem tem qualidade em vender e entregar, reina!

Quer um exemplo bem claro de que a qualidade reina?

Olhe para Apple. Hoje ela está no TOP 1 das empresas mais valiosas do mundo, pois seus produtos são conhecidos pela qualidade que possuem.

Podemos até discordar no quesito de qual celular é melhor, mas os produtos da Apple sempre tiveram uma qualidade exemplar e sempre foram copiados. Não é à toa que o Steve Jobs está na lista dos empreendedores de sucesso que mais influenciaram o mundo com seus produtos!

#11 – Se endividar na esperança de lucros futuros

Não gaste seu dinheiro antes de ganhá-lo. A maioria dos brasileiros tem a cultura de comprar e depois trabalhar para pagar. Ganhe primeiro o dinheiro e depois invista. É bem básico, mas poucos tem o hábito de fazer.

Empreender já um dos investimentos mais arriscados que existem. Quando você se endivida para empreender, você multiplica esse risco várias vezes. Tenha o pé no chão e nunca dê o passo maior que a perna.

Não confunda a ousadia de empreendedores de sucesso com correr riscos não calculados!

#12 – Focar no problema e não na solução

Quando ficamos focados nos problemas, não encontramos as soluções. Seja positivo, encontre algo de bom em todos os problemas que aparecem e foque na solução. Crie o hábito em você e em sua equipe de serem solucionadores de problemas.

Os problemas sempre existirão, seja na caminhada dos empreendedores de sucesso ou de empreendedores iniciantes. O que diferenciará o sucesso de cada um é exatamente a forma de pensar e agir. Os empreendedores de sucesso com certeza optaram por serem solucionadores.

Post anterior
Como fazer reajuste de contratos
Próximo post
Empreendedor, tire férias!